Não é exagero afirmar que o café é um fiel companheiro do dia a dia de diversas pessoas ao redor do mundo. Há muitos anos, o grão conquistou uma legião de fãs pelo seu sabor inigualável e suas propriedades medicinais, além de dar aquela disposição e energia muito bem-vindas.

Para os realmente apaixonados pela bebida, a RS Café, que compartilha da alegria que cada xícara pode trazer, selecionou cinco destinos, nacionais e internacionais, que todo amante de cafeína deveria conhecer. Prepare suas malas e vamos lá:

1. Paraná, Brasil

Ao norte deste estado brasileiro, encontra-se uma rota do café que é distribuída em nove municípios. O destino inclui mais de 30 pontos de parada, desde museus até fazendas históricas, que contam com uma gastronomia especializada no grão. O objetivo dessa rota é resgatar a cultura local e as características da população, uma vez que a propagação do café foi determinante para a economia da região no século 20.

2. Melbourne, Austrália

A cidade é considerava a capital do café no país, oferecendo experiências únicas para quem é apaixonado pela bebida. Diariamente, as vielas da área de negócios são tomadas pelo som dos grãos sendo moídos e das máquinas de expresso, abafando os demais barulhos da região. Dica: uma das melhores e mais famosas cafeterias da cidade chama-se Axil Coffee Roasters.

3. Santos, Brasil

Por esta cidade, passam cerca de 85% de todos os grãos exportados do país, movimento que acontece desde o século 19 e que fez com que o município ganhasse o título de maior exportador do mundo. Aproveitando este contexto, as agências de turismo de Santos apostaram na criação de um roteiro do café, que inclui, por exemplo, as tradicionais ruas do Comércio e XV de Novembro, onde há diversas empresas de exportação de café, construções de séculos passados e locais históricos.

4. Viena, Áustria

Para se ter uma noção, a tradição de cafeterias da cidade é listada como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco. Na capital austríaca, pode-se encontrar cafés provocativos e modernos no distrito de Weiden, onde também está localizado um parque dedicado ao fundador da primeira cafeteria de Viena, Johannes Diodado.

5. Roma, Itália

O café expresso está no sangue dos italianos tanto quanto está no dos brasileiros. Uma das mais icônicas e populares cafeterias da cidade é a Sant’Eustachio Il Caffe, onde são servidas mais de 6 mil xícaras por dia. Para roteiros de luxo, a dica é saborear o café da tarde no seu próprio terraço privado no La Maison D’Art Luxury Suite.

Fontes: Revista Veja, Catraca Livre