Tomar café no trabalho, além de ser um hábito, tem a ver com produtividade e resultados da empresa.

Imagine aquele aroma delicioso de café. Até mesmo algumas pessoas que não são amantes da bebida admitem que sentir o cheiro do cafezinho sendo coado ou saindo da máquina já traz uma sensação agradável de bem-estar. Mas, além disso, a bebida pode trazer muitos benefícios para o trabalho e para o crescimento da empresa, aumentando a produtividade, impulsionando os resultados e até reduzindo os custos. Sabe como?

Veja 6 motivos para oferecer um café de qualidade aos seus colaboradores.

1 – O café é cultural

Ele está presente na memória de cada um de diferentes formas. Seja o café ao lado do jornal de manhã, ao lado do computador no trabalho, em um dos breaks, nas reuniões, nos encontros com amigos ou em inúmeras situações sociais, ele é um figurante na cena que faz toda a diferença. Nada melhor do que trazê-lo para o contexto do trabalho, ajudando o colaborador a se sentir mais satisfeito e motivado para trabalhar.

2 – Traz energia

Desde os estudantes do ensino médio até os CEOs de grandes empresas, todos sabem dizer o que uma xícara de café significa quando a energia está no fim e ainda há muito para se fazer. A cafeína, principal componente do café, é a responsável pelos goles de ânimo que parecem logo impedir as pálpebras de se fecharem.

Em muitos períodos do dia, o colaborador pode se sentir cansado ou com sono. Consequentemente, os resultados podem ser prejudicados. Mas você pode contornar isso oferecendo um café de qualidade, que vai preservar o bom trabalho que o seu colaborador é capaz de fazer, garantindo bons resultados para a empresa.

3 – Aumenta a concentração

Parece até mentira que uma bebida é capaz de agir na nossa capacidade de manter o foco. Mas, em contato com o sistema nervoso central, a cafeína bloqueia a sensação de sono e cansaço e nos mantém em estado de alerta, aguçando nossos sentidos, de forma que percebemos melhor o que está a nossa volta, nos ajudando a manter a concentração nas atividades.

Todo mundo tem aqueles dias em que está mais fácil se distrair, seja por cansaço ou por problemas fora do trabalho. Um bom café pode ser um grande aliado da concentração do seu colaborador!

4 – Dá um up nas pausas

Fazer um break de vez em quando é essencial para manter a produtividade e impedir que o cérebro fique tão cansado que já não consiga trabalhar da forma ideal. Isso porque existe um tempo limite em que somos capazes de nos concentrar em uma atividade. Se, nessa pausa, houver uma xícara de café, com todos os benefícios já mencionados, fica muito mais fácil voltar ao trabalho preparado para os próximos desafios.

5 – Pode projetar o sucesso da sua empresa – em vários sentidos! 

O café tem até mesmo o poder de unir as pessoas. Ao redor da máquina de cafezinho, colaboradores de diversos departamentos se encontram e se conhecem melhor, tornando o clima da organização mais leve e amigável. Além disso, nessas conversas, as trocas de ideias e experiências podem contribuir muito para trazer insights e soluções para projetos em andamento ou até novos. Muitas vezes, são esses insights que trazem as maiores conquistas para a empresa!

Ao comemorar sucessos, alcance e superação de metas, multiplicação de lucros e outras conquistas significativas, já parou para pensar que o café pode ter contribuído? Afinal, é ele que nunca pode faltar nas reuniões. É com xícaras de café sendo levadas das bancadas aos lábios que executivos fecham negócios, assinam contratos e fazem alinhamentos que podem mudar a história de uma organização!

6 – Faz bem para a saúde

Este item é uma surpresa para os céticos que acreditam no mito de que café faz mal. A ciência já diz que o café ajuda na digestão, afasta a depressão e previne doenças graves, como o câncer e o Alzheimer, desde que consumido na quantidade certa – 3 ou 4 xícaras por dia, variando de acordo com cada organismo e também, é claro, de acordo com a qualidade do café. O ideal é que o café tenha notas acima de 60 pontos, como o das máquinas RS Café, para garantir o bom aproveitamento de todas essas potencialidades da bebida que mencionamos.

Ficou até com vontade de tomar um cafezinho, não é mesmo? Que tal ter esse serviço sempre à sua disposição e para os colaboradores na sua empresa?