Descubra curiosidades e fatos incomuns sobre o café, a bebida mais amada pelo brasileiro!

Café é a segunda bebida mais consumida no mundo

De acordo com estudo realizado nos Estados Unidos, o café são não é mais consumido que a água.

O café foi o primeiro alimento a ser liofilizado

O processo de liofilização preserva alimentos sob baixas temperaturas. O café foi o primeiro alimento que passou por esse processo para ser comercializado.

O Havaí é o único estado nos EUA que produz comercialmente café

O café Kona é o presente dos Estados Unidos para o mundo do café. Como o café cresce melhor nos climas ao longo do equador, o clima do Havaí é ótimo para a colheita de grãos de café.

O café era originalmente um alimento

As bagas de café foram misturadas com gordura para criar um lanche rico em energia. Também já foi consumido como um vinho, quando feito a partir da polpa fruta.

O café mais caro do mundo é de US$ 600 por libra

E ele vem das fezes de um animal que só é encontrada na ilha de Sumatra . O animal – chamado Luwak – é incapaz de digerir grãos de café. No processo de digerir os grãos, eles são fermentados no estômago e saem inteiros. Quando os grãos são excretados, eles produzem um café suave e achocolatado. É o mais caro do mundo.

Houveram cinco tentativas de proibir o café ao longo da história

O café foi banido pela primeira vez em Meca em 1511, porque os líderes acreditavam que estimulava o pensamento radical. E os clérigos italianos do século 16 tentaram banir o café porque acreditavam que fosse “satânico”. No entanto, o Papa Clemente VII gostou tanto do café que ele levantou a proibição e tomou café batizado em 1600.

O líder otomano Murad IV levou ainda mais longe quando ele subiu ao trono em 1623, criando as primeiras punições a quem bebesse café, que incluiam espancamentos e ter o corpo jogado no mar. Em 1746, o governo sueco tornou ilegal até ter itens para servir café, incluindo copos e pratos.

Em 1777, Frederico o Grande, da Prússia, emitiu um manifesto declarando a superioridade da cerveja sobre o café, pois acreditava que o café diminuiria o consumo da cerveja.

Overdose por café

Isso pode acontecer. No entanto, você precisaria beber mais de 100 xícaras para consumir a dose letal de cafeína.

Leia Mais

7 séries em que o café foi importante

Do Café Arábica ao Robusta: a diferença dos tipos de grão de café

Máquinas de Café para Empresas: inovação e diferencial