A xícara tem influência no sabor do café? Pesquisa australiana publicada na revista “Flavour”, indica que as cores da louça podem provocar mudanças no nosso paladar na hora de apreciar o café.

O experimento realizado pelos pesquisadores se baseou em solicitar aos participantes a experimentarem o mesmo café, em três xícaras de cores diferentes: azul, branca e transparente.

O resultado com a cor branca sugeriu que o gosto do café ficasse com um sabor mais amargo, devido a cor da bebida ficar mais intensa nessa xícara. Já nas cores azul e transparente, o sabor do café ficou mais doce.

Os pesquisadores identificaram que copos fisicamente iguais não alteram o resultado. Mas sim, as cores. Logo, elas podem influenciar na conclusão do sabor, sendo ele mais amargo, ou doce. Percebendo-se assim, que a cor entre a caneca e o café, interfere na intensidade de percepção.

Além dessa descoberta, o experimento se aprofundará para investigar a influência da cor de recipientes na percepção sensorial de alimentos e bebidas.

Então, qual será a cor de sua xícara hoje?

 

Máquinas de Café em São Paulo