O mercado está em constante mudança. Há pouco tempo, era um diferencial ter um curso superior. Depois, reconhecido mesmo era quem possuía pós-graduação e por aí vai. Hoje em dia é diferente, uma lista com títulos e cursos já não garante sucesso profissional. Cada vez mais o mercado exige uma série de novas habilidades e, principalmente, a de estar sempre se adaptando às novas situações.

Mas como isso é possível? Como estar sempre atualizado e de acordo com as expectativas? Leia as dicas abaixo e você estará mais preparado.

Leia livros

Não esporadicamente, mas sempre! Esteja sempre lendo um livro sobre a sua área. É importante ler os antigos, para entender a essência, os fundamentos e a história da sua profissão. Mas já que estamos falando de evolução, é imprescindível saber o que os profissionais do nosso tempo estão entendendo sobre tudo.

Conheça a si mesmo

De origem filosófica, essa máxima virou obrigatória nos dias atuais. Mais do que competências técnicas, as empresas finalmente entenderam a importância da inteligência emocional. São valorizadas as pessoas que conhecem seus limites antes de tentar ultrapassá-los, que são conscientes de suas forças e também de seus defeitos. Que conseguem administrar a montanha russa de sentimentos inerente aos seres humanos para alcançar a almejada produtividade.

Faça contatos

O networking é um clichê que nunca vai sair de moda. Especialmente em algumas áreas do mercado em que nunca se ouve falar de processo seletivo, e sim de pessoas que conseguem boas oportunidades por mostrar suas competências aos contatos certos. Portanto, nunca deixe de alimentar essas relações-chave.

Tenha objetivos

Principalmente entre os mais jovens, é comum encontrar profissionais esperando “se encontrar na carreira”, mas sem propósitos muito claros. É quase impossível chegar a um lugar desejável sem ter consciência do que se quer. Defina objetivos a curto, médio e longo prazo, para aí sim tomar atitudes coerentes com eles.

Não tenha medo de novidades

Ainda estamos longe da verdadeira era tecnológica. Estamos apenas vivendo um momento de transição, o que faz com que nos assustemos com o mundo totalmente digital. Mas é preciso se arriscar e encarar as mudanças, explorando o potencial das redes sociais, das novas oportunidades de relacionamento e das funcionalidades que a tecnologia traz.

Mantenha os pés no chão

Calma, não precisa sair fazendo tudo ao mesmo tempo. Dedique-se também a pensar sobre o presente enquanto planeja o futuro. Mantenha o foco em suas atividades, realizando-as da melhor forma possível.

Respire fundo. Mudar é necessário, mas não precisa ser tão desconfortável. Nada que uma boa xícara de café não possa fazer para dar energia para correr atrás dos objetivos e conforto para administrar as emoções!

Fontes: Bru Fioreti – UOL, SBCOACHING