Saiba os benefícios do café para melhorar o desempenho no dia de trabalho

Que os brasileiros amam o café, isso é fato. Alguns tomam para acompanhar uma refeição, outros para conversar com amigos, e tem até quem tome para melhorar o rendimento no trabalho. Isso porque o café pode ajuda a melhorar os níveis de concentração e potencializar a qualidade do trabalho desenvolvido.

A cafeína, substância presente no grão do café, ajuda a evitar o cansaço do cérebro. De acordo com estudos, percebeu-se, ainda, que ingerir a bebida melhora o desempenho em atividades complexas. Além disso, o café se torna um aliado a trabalhadores do período noturno, que precisam, muitas vezes, de alguma forma dispersar o sono.

Por conta disso, a substância inclui-se no grupo de alimentos que ajudam a melhorar a memória, os reflexos visuais e de reação, e a minimizar erros por desatenção. Os nitratos, que podem ser encontrados em beterrabas, repolhos e espinafres, também oferecem efeitos parecidos ao da cafeína.

Segundo o designer Miguel Fernandes,  20 anos, o café é importante no seu dia a dia na agência em que trabalha, pois a cada xícara de café seu nível de concentração se mantém alto. “Preciso tomar café durante o dia. Me sinto mais ativo, mais criativo”, afirma.

Já para Igor Reis, empresário de 36 anos, o café é importante, mas não faz falta durante a jornada de trabalha. Para ele, é essencial tomar café apenas depois de acordar. “Até que você não toma um café, parece que não acordou, que o dia ainda não começou”, analisa.

Contudo, apesar de os estudos comprovarem que consumir a bebida auxilia na jornada de trabalho, seu uso deve ser controlado. Para não gerar complicações e desfrutar do que a bebida oferece de melhor, o ideal é não ultrapassar o limite de 300mg de cafeína por dia.