Ingerir diariamente uma quantidade adequada de café ajuda a emagrecer e traz diversos benefícios ao organismo

O café tem uma composição química complexa, principalmente após a torrefação, quando os compostos do grão são modificados. Depois disso, são formadas novas substâncias, tornando o café ainda mais nutritivo e aumentando seu sabor e aroma.

Entretanto, muitas pessoas que tomam café diariamente não conhecem as diversas substâncias benéficas presentes na bebida. Além dos diversos benefícios da cafeína, o café possui também uma grande variedade nutrientes, pois é uma bebida natural e saudável.

Em função disso, a bebida possui efeito termogênico, que ajuda na perda de peso. Ela atua diretamente na quebra da gordura, pelo estímulo na enzima Lipase, lançando-a na corrente sanguínea para ser queimada. Outra vitamina encontrada no café, a Niacina, do complexo B, influencia no bom funcionamento do sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta e a capacidade de aprendizado.

Há também benefícios para os músculos, pois a cafeína poupa a glicose do músculo esquelético. Assim, quanto maior a quantidade de glicose no músculo, há menos fadiga e mais cálcio entrando para dentro do músculo.

Além disso, a bebida possui outras substâncias benéficas, como os ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte da atividade antioxidante do café. Isso inibe inflamações e reduz o risco de doenças cardiovasculares e doenças inflamatórias prolongadas.

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Benefícios do café

Estimulante: Quando consumido em doses baixas, tem ação estimulante, diminuindo o sono e aumentando a energia.

Ajuda em atividades físicas: O café também ajuda as pessoas a terem mais pique para praticar exercícios. A bebida estimula os músculos durante exercícios, que passam a utilizar a gordura como fonte de energia em vez de açúcares encontrados nos carboidratos.

O café também reduz a sensação de fadiga, melhorando o rendimento físico. Consequentemente, há aumento da força muscular, gerando maior grau de carga e repetições de execução do exercício após a ingestão de cafeína.

Café ajuda a emagrecer: Diversos estudos apontam que o consumo de café contribui para a perda de peso. Acontece que a cafeína tem efeito termogênico, aumentando o gasto calórico. Além disso, a substância contribui para a queima de gordura.

Composição química de uma xícara de café

Nutrientes

50 ml de Café
Calorias 3 kcal
Proteína 0.35g
Lipídio 0,5g
Carboidrato 0,75g
Cálcio 1,5mg
Magnésio 3 mg
Fósforo 3 mg
Ferro 0,01mg
Potássio 39 mg
Zinco 0,025 mg
Vitamina B1 0.005 mg
Vitamina B2 0.005 mg
Vitamina B3

0,025 mg

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Café.

Quantidade recomendada de café

A quantidade recomendada de café varia entre três e quatro xícaras de 50 ml por dia para pessoas saudáveis.