Café + chocolate: como harmonizar? O café combina com diversos alimentos e bebidas. O chocolate não é exceção e também pode ser harmonizado com o grão, criando novas sensações e sabores. Praticamente todos os tipos de chocolate e de café podem ser combinados entre si. Dependendo das características do grão escolhido (como corpo, acidez e doçura), ele harmonizará melhor com um doce específico.

Para degustar, recomenda-se deixar derreter um pouco do chocolate dentro da boca para, então, provar o espresso. Dessa forma você consegue equilibrar e dividir o grão e o doce em partes iguais.

As cafeterias paulistas costumam oferecer suas xícaras de café, produzidas em máquinas de café em São Paulo, acompanhadas de algum docinho ou mesmo de um pedaço de chocolate. No entanto, existem combinações mais ou menos apropriadas. Por isso, o seu bombom favorito pode cair muito bem com um expresso, mas se tornar enjoativo se for consumido na companhia de um cappuccino, por exemplo.

Se você não pode passar o dia sem uma boa xícara de café expresso e deseja enriquecer ainda mais essa experiência com chocolate, a primeira dica é prestar atenção no modo como a bebida é extraída. Ela deve ser decantada antes do consumo e a sua espuma deve ser bem misturada para que o amargor típico dos primeiros goles seja quebrado.
Se possível, evite a água com gás comumente oferecida pelas cafeterias como acompanhamento para o café, pois ela pode comprometer a sua degustação.

Você sabia que o cappuccino original conta apenas com café e leite? Chocolate e pitadas de canela são exclusividades da receita brasileira, que foi trazida e incrementada ao longo do tempo pelos imigrantes italianos. Portanto, o nosso cappuccino diferencia-se do café não apenas pelo leite, mas também pelo chocolate, o que inspira uma forma totalmente diferente de harmonização.

Como leite e chocolate são ingredientes presentes tanto no cappuccino quanto nos bombons (características que confere ao cappuccino uma cremosidade que não está presente no café expresso), a escolha é a harmonização com bombons igualmente cremosos, como trufas ou bombons recheados. Enquanto eles podem ressaltar o amargo do café expresso de uma forma desagradável, caem muito bem com um gostoso cappuccino, tornando-o mais aveludado e cremoso.

A combinação de café, leite e chocolate dificilmente dá errado ? seja em uma harmonização, receita, cappuccino ou submarino. São inúmeras opções para todos os gostos. Com essas dicas, você já pode começar suas degustações em busca das melhores combinações de café e chocolate. Tenha sempre em mente que gosto é algo extremamente pessoal, então procure respeitar o seu paladar e experimente ao máximo. Até porque essa será uma tarefa para lá de deliciosa, não é mesmo?

 

Máquinas de Café em São Paulo