Neste guia de Cafés na Cidade do México, você confere locais e bebidas inusitadas

A Cidade do México é colorida e cheia de vida. Samambaias cheias de vida transbordam as janelas e completam uma paisagem que parece cinematográfica.  Texturas rosas, azuis e verdes cobrem as paredes rachadas de edifícios.

E, numa cidade com quase nove milhões de habitantes, há excelentes cafeterias que acabam despercebidas em lugares escondidos. Lá, é muito comum ir a esses lugares apenas como passatempo. Você pede no balcão e senta-se para ler ou conversar, enquanto aguarda, por alguns minutos, a bebida estar pronta.

Preparamos um guia de cafés na Cidade do México, com algumas dicas de locais para você conhecer e, se possível, visitá-los.

Chiquitito Café

Café Chiquititto

Um dos dois pontos do Chiquitito Café está localizado no bairro de La Condesa, onde as ruas são características por seus barzinhos e cafés. Chiquitito faz a torra de seus grãos, que são produzidos numa pequena fazenda, em Boca del Monte, na cidade de Veracruz.

O local oferece cafés expressos e bebidas com leite, que vem decorados com arte latte. Para quem procura bebidas mais sofisticadas, Chiquitito também oferece uma série de opções. Para aqueles que vão para o almoço, serve pratos salgados e sanduíches são preparados.

El Ilusionista Café

El Ilusionista Café, na Cidade do México

Para encontrar o El Ilusionista Café não é preciso fazer algum trabalho de magia. É um ponto de esquina, num bairro residencial em Escandón e tem um interior espaçoso e aberto, cheio de bancos de madeira e janelas para as ruas.

Possuem uma multi-torrefadora, que processa os grãos na hora em que você faz o pedido, até mesmo para as bebidas mais comuns, vendidas em largas escala.

Além de um expresso simples e menu de chá, o local oferece opções rebuscadas, como fermentação fria com cardamomo, e bebidas geladas de creme de lavanda. Você também pode comer um sanduíche, enquanto saboreia uma dessas deliciosas bebidas.

Distrito Fijo Club de Ciclismo

ciclismo

Distrito Fijo Club de Ciclismo é um local que une duas paixões: café e bicicleta. Localizado nas ruas exuberantes e calmas do bairro Juárez, possui espaços dedicado à bicicleta, o gosto por café e a comunidade – o local foi inspirado em cafeterias italianas do início do século passado..

O café servido é cultivado organicamente em Chiapas e torrado na cidade. Você pode comprar uma bebida expressa ou algo feito manualmente pelos baristas do local. Além disso, oferece serviços de reparação de bicicletas, e possui um clube de ciclistas.

Café Avellaneda

Cafés na Cidade do México, como o Avellaneda

Café Avellaneda é um pequeno bar de café e espaço de torrefacção no bairro Coyoacán, lar do mundialmente famoso Museu Frida Kahlo. Em Avellaneda, uma parte do valor de cada xícara de café vendida é doada a uma fazenda de café associada para combater a folha de café ferrugem.

Um diferencial, além de pequenos biscoitos ao lado de cada bebida na casa, são os coquetéis mexicanos. O café preparado com água tônica e uma rodela de limão é uma das típicas bebidas. Há, também, o Juanito Cocktail, preparado com tamarindo, zimbro, água tônica, e uma rodela de toranja.