Para colocar em prática o sonho de montar uma cafeteria, é preciso planejamento e dedicação do empreendedor. Veja algumas dicas de como criar a cafeteria do seus sonhos, e obter sucesso com ótimos cafés.

 

Localização Para a Cafeteria

Gaste um tempo planejando a localização, este será o fator mais importante de seu sucesso ao montar o negócio ou a falta dele. Você pode ter o melhor café do mundo, mas se os clientes potenciais não podem encontrá-lo, ou o seu acesso não é fácil ou conveniente, suas chances de sucesso ao montar uma cafeteria serão muito reduzidas.
Os locais com a melhor probabilidade de sucesso para montar um Café são lugares com fluxo de pessoas: Próximo à universidades; Grandes centros comerciais; Prédios de escritórios; Próximo a residenciais com boa concentração de pessoas por metro quadrado; avenidas movimentadas; Áreas de tráfego pesado de turistas; Aeroportos e grandes centros médicos; Shoppings.

Não esqueça de verificar na prefeitura se no local pretendido é permitido abrir o seu negócio.

Entender sobre Cafés

O primeiro passo para se montar uma cafeteria é entender do produto que vai oferecer, neste caso o café. Será necessário estudar um pouco sobre o assunto e ficar por dentro da combinação dos aromas e sabores, como preparar e utilizar os cafés em grãos. Procure produtos de qualidade para utilizar em seus preparo.

Após se inteirar de todo processo de produção é chegada a hora de fazer um bom plano de negócios para verificar a viabilidade em montar a cafeteria.

Ambiente Agradável para um bom Expresso

Além de um design atrativo, a sua estação de café também deve ser projetada para velocidade e eficiência do serviço, para que seus clientes não tenham uma longa espera.

A aparência ao montar uma cafeteria é importante, o ambiente precisa ser aconchegante não apenas para os mais velhos, mas também para os jovens!

Montar uma cafeteria lenta, desleixada e com serviço demorado, pode reduzir o número de bebidas que você irá vender em um determinado período de tempo, refletindo diretamente em suas receitas. Ela também irá irritar os seus clientes, o que também afetará a sua receita e lucro.

Comunicação

O cardápio deverá ser simples e fazer sentido para os novos clientes, caso contrário, o cliente vai acabar pedindo o item mais conhecido, ?café comum?, e você não será capaz de desenvolver uma base de clientes que apreciam vários tipos de bebidas de café. Pense sobre a diferença de preço entre uma xícara de café expresso e cappuccino. Assim, você vai ganhar mais dinheiro e ficar em uma posição mais forte contra a concorrência.

Como Escolher o Público-Alvo ao Montar Uma Cafeteria

Quando você montar uma cafeteria perceberá que pessoas de diferentes idades, estilos e sexo irão frequentar o seu estabelecimento, mas claro, você terá um público-alvo, aquele que irá lhe render mais, que é mais frequente e, consequentemente, você deve ter preparado toda a sua estrutura, marketing e atendimento para estas pessoas em especial.

Normalmente, apenas descobrimos o público alvo depois do negócio já estar em funcionamento, o que torna tudo muito mais difícil. Por isso, fazer um plano de negócio e um estudo de mercado se torna fundamental.

Máquinas e Equipamentos

Defina as máquinas de necessárias com base na análise do perfil do cliente, você poderá utilizar máquinas automáticas de café expresso que são rápidas e práticas. Máquinas de café profissional para cafés mais sofisticados com a operação de um barista ou ainda vending machines com café self-service.

Avalie também os planos para aquisição, venda e comodato.

Realizar um sonho é a melhor parte da jornada, mas invista um bom tempo no processo de planejamento. Assim você estará mais próximo do sucesso.

Máquinas de Café em São Paulo