Seja para trazer mais conhecimento aos colaboradores ou gerar entrosamento em um momento mais divertido e relaxante, é fundamental para qualquer gestor ou funcionário responsável saber como criar um evento corporativo.

Ao entender todas as etapas de como criar um evento corporativo, é possível reduzir custos e aumentar o engajamento de colaboradores, obtendo ainda mais resultados com a ocasião especial.

Há 3 principais fases para a execução de um evento corporativo. Elas são:

  • Planejamento
  • Organização
  • Análise de resultados

Confira a seguir as principais dicas para cada uma delas:

Como criar um evento corporativo: as 3 fases

Planejamento

Para que tudo saia perfeito, é importante ter um bom planejamento do evento. Aliás, quanto antes essa etapa for iniciada, maiores são as chances de encontrar fornecedores baratos e negociar valores mais baixos.

Nessa etapa você irá:

  • Analisar qual é a verba total do evento
  • Determinar o objetivo da ocasião
  • Levantar orçamentos de alimentação, palestrantes, equipamentos etc.
  • Organizar quais serão os canais de comunicação com os colaboradores
  • Delegar tarefas para departamentos e prestadores de serviço
  • Criar um calendário para cumprir tarefas sem atrasos

Com todos esses itens determinados, é possível ter mais insights sobre os caminhos para compreender melhor como organizar um evento corporativo. Afinal, você terá em mãos um cronograma que irá prever:

  • Equipamentos e serviços que devem ser contratados
  • Tempo de duração para a elaboração total
  • Departamentos e colaboradores envolvidos
  • Valor total

Organização

A segunda tarefa da missão de como organizar um evento corporativo é a organização. Aqui, as tarefas planejadas serão colocadas em prática, cumprindo o cronograma preestabelecido anteriormente. Você deverá:

  • Conferir as datas com fornecedores (follow-up)
  • Analisar e cobrar serviços pedidos para empresas terceirizadas ou colaboradores internos
  • Reservar o local do evento (mesmo se for dentro da empresa, é importante avisar outros departamentos)
  • Fazer pagamentos e documentar notas fiscais e comprovantes
  • Divulgar o evento para colaboradores e reforçar essa comunicação outras vezes

Análise de resultados

Agora que você já sabe como organizar um evento corporativo, é hora de entender a terceira fase: análise de resultados.

Essa etapa está dividida em dois tipos de observações:

1 – Análise de resultado de treinamentos

Se o evento for um treinamento, é importante conferir se o aprendizado gerou melhorias para a organização. Isso será fundamental para a contratação de novos palestrantes ou consultores.

2 – Análise de resultados internos

Outro feedback importante é o da própria equipe. Uma ideia é aplicar um questionário com as seguintes perguntas:

  • O que você achou de evento?
  • O que você achou do palestrante/treinador?
  • O que você achou da duração do evento?
  • O que achou dos serviços contratados (alimentação, equipamentos etc.)?
  • O que você achou da organização?
  • O que você achou do entrosamento com outros colaboradores?

As respostas podem ser medidas por uma nota de 1 (péssimo) a 5 (excelente).

Tem mais alguma dica de como criar um evento corporativo? Deixe uma mensagem para a gente!