Um dos principais interesses de gestores e empreendedores é: como reduzir custos na empresa? Essa é uma das estratégias mais assertivas para aumentar a lucratividade do negócio, proporcionando melhores investimentos e resultados.

No entanto, muitas vezes, é uma das tarefas mais difíceis. Principalmente quando não há planejamento e organização. Confira a seguir nossas dicas infalíveis de como reduzir custos na empresa:

Como reduzir custos na empresa?

Análise de gastos extras

Ao tentar criar estratégias de como reduzir custos na empresa, é comum que muitos liderem façam a seguinte pergunta: para onde está indo tanto dinheiro? Essa resposta nem sempre é muito clara.

Diversas escolhas podem gerar gastos extras para a organização, sem que ninguém perceba. Quer um exemplo? O cafezinho (a nossa especialidade!).

Quem não gosta de beber um café quentinho no intervalo do expediente para dar aquela energizada? Pois é, mas isso pode estar saindo caro demais. O café de coador, por exemplo, pode gerar um desperdício altíssimo, já que ele esfria com rapidez.

Além disso, há uma diferença no valor por dose se comparado com as máquinas de café. Veja:

  • O custo do café na cafeteira é de R$ 8,00/litro ou R$ 0,40/dose.
  • Já o custo do café liofilizado (máquina) é de R$ 2,00/litro ou R$ 0,10/dose.

Outra vantagem da máquina de café, referente à estratégia de como reduzir custos na empresa, é a possibilidade de ter outras bebidas incluídas, evitando gastos desnecessários com ingredientes ou até mesmo com a contratação de um profissional para preparar as bebidas.

Quais outros gastos extras a sua empresa possui? Faça uma análise detalhada e anote em uma planilha.

Pensamento econômico

Outra estratégia fundamental para saber como reduzir custos na empresa é incentivar o pensamento econômico em todos os colaboradores. Por exemplo, folhas de papel podem ser reutilizadas para rascunhos, copos plásticos podem ser trocados por canecas personalizadas, a quantidade de toalhas de papel para enxugar a mão pode ser reduzida.

Para isso:

  • Crie uma política organizacional para estimular a economia
  • Comunique sobre as novas regras
  • Faça placas e cartazes para gerar mais engajamento

Novos rumos

Ao tentar entender como reduzir custos na empresa, muitos profissionais e gestores se preocupam apenas com o momento presente (o que estou fazendo de errado?) ou com o passado (o que eu fiz de errado?).

No entanto, para saber exatamente como reduzir custos na empresa é preciso também olhar para o futuro (o que eu vou fazer?).

Por isso:

  • Reflita sobre os objetivos e a visão da empresa
  • Estabeleça metas alcançáveis
  • Elabore treinamentos para profissionais
  • Repense nas estratégias do seu modelo de negócio

Colocando em prática

Agora que você já sabe como reduzir custos na empresa, é hora de colocar em prática e fazer planejamentos. Precisa de um gás? A nossa dica é preparar um cafezinho e ir com tudo!

Boa sorte!