Veja o que diferencia os tipos de grão de café Arábica e Robusta e como isso influencia no sabor

Se você é um amante de café, mas não sabe diferenciar os grãos de café e a influência que eles possuem sobre o sabor, este texto é para você. Para começarmos, é bom que você saiba que há diversos tipos de grão, mas os dois principais são esses: Café Arábica (Coffea arabica) e Café Robusta (Coffea canephora).

Eles são utilizados puros, em misturas, e em diversos tipos de formulações. Existe uma infinidade de tipos de grãos de café, mas nenhum deles chega perto da importância destes dois.

Continua por aqui que nós vamos falar sobre as peculiaridades de cada um deles e você já vai sair quase um especialista em café. Confira!

Café Arábica

grão de café arabica

A planta que dá origem a este tipo de grão é originária da Etiópia. Lá, o grão é conhecido por seu sabor suave e aveludado, com toques de aroma floral. Já os crescidos no Brasil, por sua vez, misturam o amargor com notas de cacau e castanhas.

Isso quer dizer que, mesmo que seja da mesma espécie, o grão tem sabor diferente conforme o local que for produzido. Entretanto, um fator positivo que influencia no seu sabor é a altitude do local do cultivo.

No Brasil, por exemplo, com a altitude de 1.200 metros da maioria das regiões cafeicultoras, os grãos apresentam excelente qualidade. Isso faz do País referência mundial em cafés gourmet.

Hoje, o Arábica representa cerca de 70% da produção mundial de café e possui diversas variedades. A taxa de cafeína deste grão é de cerca de 1,4%.

Café Bourbon

O Café Bourbon é uma das variedades mais conhecidas do grão Arábica. Muito popular em países do exterior, ele tem características mais achocolatadas, acidez média e aroma forte. É uma bebida indicada para quem prefere o café com sabor adocicado, com aroma que lembra o caramelo.

Leia mais:

Veja porque investir em uma Máquina de Café para Cafeteria

Arte e sustentabilidade com café

Conheça 10 curiosidades sobre o café

Café Catuaí

Quando produzido a pelo menos 1 mil metros de atitude, o Café Catuaí, mais uma variedade do Arábica, apresenta os melhores sabores. Por isso é um tipo de grão amplamente cultivado no Brasil. O café Catuaí possui acidez média e sabor mais adocicado, dispensando a adição de açúcar.

Café Acaiá

Os grãos de Acaiá proporcionam um café suave, com aroma que lembra frutas.  Ele apresenta sabor achocolatado e acidez média.

Café Robusta

Café Robusta

Muito difundido na África, Ásia, Indonésia e Brasil, o Robusta representa cerca de 30% da produção mundial.

Suas plantas crescem resistem bem em condições climáticas quente e úmidas e florescem várias vezes por ano. Por isso, sua produção por planta é ligeiramente superior à do Arábica.

Um dos usos mais comuns dos grãos de Robusta é nos cafés instantâneos. A adição destes grãos faz com que o café fique mais encorpado e com sabor mais amargo.

As bebidas preparadas com estes grãos apresentam finalização prolongada e sabor achocolatado. Seu teor de cafeína pode variar entre 2% e 4,5%.