Você já deve ter ouvido falar que diferentes taças proporcionam diferentes experiências na degustação de vinhos. Mas será que o mesmo acontece com a xícara de café? Pois é. Diversos especialistas já fizeram estudos para comprovar que o sabor do café é mais do que a quantidade de pó, água, açúcar ou adoçante (dependendo de como você gosta de adoçar a bebida).
Estamos falando de uma experiência multissensorial, ou seja, que envolve mais de um sentido, como a visão, o olfato, o tato oral e o paladar. E sua xícara de café é um elemento decisivo para a forma como a bebida será percebida. Veja como:

A cor

Pense na cor marrom, por exemplo. Muitos vão pensar imediatamente em chocolate e se lembrar do sabor. Agora, pense no rosa: existem inúmeras possibilidades, possivelmente associadas a uma sabor doce, como chiclete, sorvete, algodão doce. Já se você pensar no verde, o resultado pode ser uma lembrança de um gosto azedo como limão.
Assim, a cor da xícara de café também influencia na forma como o seu cérebro associará o sabor da bebida, e isso terá uma grande influência no seu paladar. Em um estudo feito pela neurocientista Fabiana Carvalho, em parceria com o pesquisador especialista em percepção sensorial Charles Spencer, a conclusão foi de que um café é percebido até 30% mais doce quando colocado em uma xícara rosa.

O formato

Nem sempre a tradicional xícara de café traz a melhor experiência. Cientistas afirmam que os recipientes em forma de funil, menores embaixo e “mais abertos” na parte de cima, melhoram o sabor da bebida. Assim, se você utiliza uma xícara ou caneca “reta”, melhor repensar.

O tipo de recipiente

Café em xícara pequena ou grande. Em copos de vidro ou plástico. Quem sabe até em taças ou shot de vodka? Tudo isso faz diferença no sabor. Assim como acontece com o vinho, as taças têm a característica de ressaltarem o aroma do café, mas ele tende a esfriar mais rápido. Café na taça, na hora do brinde, que tal experimentar?

É interessante saber qual é a melhor forma de saborear um delicioso café, e fazer desse momento de pausa do seu dia ainda melhor para recarregar as energias. Mas não se engane. Milagres não existem. Se o café for ruim, não adianta nem colocar em uma taça rosa em formato de funil. O ideal é tomar um bom café, como o das máquinas RS Café, e associar isso a um recipiente que ressalte ainda mais esse sabor!

Fontes: Vice e Paladar – Estadão

 

Veja também: