Café com leite, Pingado, Cappuccino, Macchiato, Moccaccino, são alguns dos tipos dessa bebida tão apreciada e que é muito presente na vida das pessoas. Mas você conhece o mais caro do mundo? Chamado de Kopi Luwak, o café retirado dos excrementos de um animal, além de ser o mais árduo ao bolso, é o mais raro.

Originário da Indonésia, tem como seu ingrediente especial dejetos do animal civeta.

kopi-luwak-cafe1

O processo se baseia em alimentar o animal com os grãos de café (onde serão processados pelo seu sistema gastrointestinal). Nesse procedimento, só é aproveitado pelos civetas os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, e por essa razão, excretam os grãos com seus dejetos. Mas esse produto altamente valioso, possui uma produção limitada de no máximo 100Kg por mês, e seu quilo custa em média de US$ 2.880, sendo o valor mais alto ao redor do mundo. O que coloca a Indonésia na rota dos mercados internacionais de café.

kopi-luwak-cafe

Segundo apreciadores, possui um sabor com notas de frutas vermelhas e menos ácido e amargo como os demais cafés.

Mesmo não existindo registros sobre a história do Kopi Luwak, acredita-se que sua origem é de há 200 anos, através da colonização holandesa onde hoje se situa o país.

Segundo Marcone (pesquisador italiano): “Os resultados dos testes que fiz em meus trabalhos mostraram que a bebida é perfeitamente segura”. Logo, a ingestão do café mais raro e caro do mundo, não trás riscos à saúde.

Você que é apaixonado por café, encararia essa?

 

Máquinas de Café em São Paulo