5 dicas para organizar sua rotina

A organização no trabalho faz toda a diferença ao fim de cada dia. Se você se considera alguém desorganizado, provavelmente conhece bem aquele sentimento de que o dia não rendeu. A organização é tão fundamental para gestores, que devem dar o exemplo e motivar sua equipe, quanto para os colaboradores, que se sentem mais engajados e motivados ao sentir que cumpriram ao menos as tarefas essenciais do dia.

Manter a organização no trabalho é:

  • Diminuir o estresse do ambiente
  • Ter clareza nas ideias
  • Ser mais produtivo
  • Evitar a procrastinação
  • Confira 5 dicas para conseguir tudo isso

1 – Faça uma lista

Comece definindo quais são as prioridades. Provavelmente, se essa lista ocupar frente e verso de uma folha de caderno, você exagerou. Prioridade é aquilo que, em hipótese alguma, pode ser deixado para o dia seguinte. Liste de forma realista e siga rigorosamente. Faça uma tarefa de cada vez, sem ficar o tempo todo pensando na quantidade de coisas a fazer, pois isso gera ansiedade e prejudica o andamento do dia.

2 – Utilize a barganha

Essa é uma dica para te motivar a fazer suas tarefas no tempo correto e manter a organização. Defina que, por exemplo, após duas tarefas cumpridas você vai dar uma volta para tomar um ar, estimular a circulação e clarear a mente. Ou, então, tomar um café, para dar um up na produtividade! Assim, você vai querer cumprir as tarefas para obter as recompensas.

3 – Faça pausas

Trabalhar ininterruptamente é o oposto de produtividade. Com o passar das horas, cai o seu nível de concentração e aumenta o cansaço. É praticamente impossível manter o mesmo desempenho. Daí a importância de fazer aquela pausa a cada, mais ou menos, uma hora. Também nesses momentos, uma boa dica é tomar um bom café, que é comprovadamente uma bebida aliada à concentração e à produtividade!

4 – Evite distrações

Mantenha distância de redes sociais e do celular. Eles são gatilhos para a procrastinação e, quanto mais tempo você ceder a eles, mais difícil será voltar ao trabalho. Uma boa dica é definir horários para usar o celular e verificar o Facebook ou Instagram. Você sabia que, de acordo com uma pesquisa, os brasileiros gastam em média 9 horas por dia navegando na internet, das quais 3 horas são dedicadas às redes sociais? Já pensou em quantas coisas produtivas poderiam ser feitas em todo esse tempo?

5 – Arrume sua mesa

É muito difícil ter uma rotina de trabalho organizada se você tem uma mesa lotada de papéis, documentos antigos, objetos de uso pessoal etc. Provavelmente, você vai querer ficar arrumando tudo antes de trabalhar. E assim vai mais tempo de produtividade pelo ralo. Procure chegar à empresa mais cedo para organizar as coisas, e aí se dedicar às tarefas no horário de trabalho.
Com essas dicas, você com certeza vai conseguir manter a organização e se sentir mais realizado ao fim do dia. Mas você também pode descobrir outros métodos que funcionem para você. Afinal, cada pessoa funciona de um jeito e se adapta a diferentes formas de organização. O que vale é garantir que as tarefas sejam cumpridas.
Que tal começar a se organizar agora?