Procrastinar é o ato de deixar algo para outro dia, transferindo determinada tarefa sempre para depois. Parece-lhe familiar? Pois bem: segundo o pesquisador T. J. Potts, a procrastinação é um mal que pode atingir até 95% da população mundial, além de agir cronicamente entre 15% e 20% dos adultos e em 33% a 50% dos estudantes.

No trabalho, esse terrível hábito pode atrapalhar o andamento das tarefas, além de te impedir de alcançar as tão sonhadas metas. Sem falar que, em um mercado cada vez mais competitivo, tudo o que interrompe a produtividade pode significar um problema não só para o colaborador, mas para a empresa.

Por conta disso, a RS Café preparou esta matéria especial com dicas essenciais para vencer esse terrível monstro que atinge a maioria das pessoas. Veja abaixo:

O que te paralisa?
Descobrir quais os fatores de bloqueio da sua criatividade – e, consequentemente, da sua produtividade – é um dos primeiros passos para vencer a procrastinação. Isso porque, ao nomear o obstáculo que te inibe, torna-se mais fácil combatê-lo.

Ao identificar os problemas, você poderá agir diretamente contra os mesmos, interrompendo o círculo vicioso e criando novos hábitos em busca da realização de suas tarefas.

Desafie-se
De acordo com um artigo da Psychology Today, a procrastinação pode ser, também, o resultado do desconforto causado por tarefas que, por alguma razão, te incomodam. A dica, neste caso, é aproveitar esses momentos para sair da sua zona de conforto e promover um desafio a si mesmo. Afinal, quanto mais você foge de enfrentar esses incômodos, na verdade, está apenas adiando-os. Quanto antes encará-los de frente, mais cedo resolverá o problema em questão.

Defina metas diárias
Este hábito evita o acúmulo de grande volume de trabalho, o que tende a aumentar sua vontade de procrastinar. Para te auxiliar, a dica é comprar uma agenda – ou, se preferir, usar as versões online – para se organizar. Ao cumprir cada tarefa, anote-as; ao final do dia, você terá noção do quanto conseguiu realizar, o que ajuda a criar motivação para o dia seguinte.

Pratique a Procrastinação Estrutural
Estamos falando sobre eliminar a procrastinação, mas aconselhando a praticar uma de suas modalidades. Ficou confuso? A gente explica: em 1996, um professor de filosofia chamado Stanford John Perry apresentou este conceito, que consiste em colocar a tarefa mais urgente e assustadora no topo da lista e acrescentar as demais atividades, igualmente valiosas, mas menos amedrontadoras, abaixo.

Isso faz com que você resolva, de uma vez por todas, aquilo que mais teme em sua lista, tornando mais fácil lidar com as demais que estão por vir.

Visualize seu “eu” do futuro
É comum pensarmos no futuro e termos belas visões sobre como estaremos felizes e bem-sucedidos. Porém, é importante criarmos a consciência de que, se você não começar a agir agora para realizar as tarefas que vão te auxiliar a conquistar seus objetivos – sejam grandes ou pequenos -, esse futuro pode chegar e as coisas estarão da mesma forma.

Para auxiliar ainda mais nisso, a RS Café oferece máquinas de café expresso de diferentes modelos para empresas. Além de colocar todas as dicas acima em prática, o café, como sabemos, é um ótimo aliado no aumento da produtividade.

Quer descobrir mais? Acesse esta outra matéria do nosso blog.

Para conhecer nossos produtos e serviços, clique aqui

Fonte: Psicologia Viva, Na Prática