Qual o seu preferido, Mocaccino ou Cappuccino? São tantas peculiaridades e nomes fica difícil saber a diferença entre sabores que as máquinas de café e cafeterias oferecem aos apreciadores de café. Diante do extenso universo do café, você sabe diferenciar o cappuccino do mocaccino ? Nós vamos ajudar.

Cappuccino

cappuccino
Em italiano, ?cappuccio? significa capuz, o seu diminutivo seria o equivalente a pequeno capuz ? ou ?cappuccino?. A bebida foi assim batizada, graças a um monge guerreiro que viveu durante o século XVI. Reza a lenda que, após a tentativa de invasão de Viena em 1683 tenha sido o estopim para a inspiração do monge, pois ao se sentir encurralado o exército islâmico recuou deixando várias sacas de café. Como esperado, o café turco aparentava ser muito amargo, fazendo com que os vienenses adicionassem mel e leite. A receita foi batizada então como homenagem ao monge guerreiro.

Embora haja variações, ditam as regras que o verdadeiro cappuccino deverá ser dividido em três porções exatamente iguais de café expresso, leite e leite vaporizado. É também frequente a utilização de canela, chantilly ou raspas de chocolate para dar um toque especial à bebida.

No Brasil, em máquinas de café automáticas a seleção cappuccino é configurada cem 3 partes com volume bem próximo, uma de café, uma de leite e uma de Chocolate.

 

Mocaccino

mocaccino
Ainda que, o aspeto possa ser semelhante, a verdade é que as diferenças são várias. O principal fator é acrescentar um ingrediente que faz toda a diferença: o chocolate.
A quantidade de leite é normalmente menor às que encontramos no cappuccino e é normalmente colocada no topo. Na base do copo, costuma ficar o chocolate líquido, seguido do café expresso.

Na seleção do mocaccino nas máquinas de café brasileiras, a configuração é de 3 partes de chocolate e uma de café.

Agora que sabemos as diferenças, qual a sua preferida?