Se você não é do tipo que gosta de estabelecer objetivos e, todo 31 de dezembro, rever os que conseguiu alcançar, com certeza conhece alguém que o faz. As famosas “metas de Ano Novo” são adoradas por uns, mas temidas por outros. Isso porque não há nada mais desmotivador que chegar ao fim de um ano e notar que não completou nem metade da sua lista.

Porém, quando criadas de forma consciente e realista – ou seja, considerando o que você está disposto a fazer e qual sua condição de vida neste momento para tal -, elas podem funcionar como uma bússola, te recordando, todos os dias, aonde você deseja chegar.

A verdade é que um ano tem o poder de mudar totalmente a sua vida, se você decidir usá-lo ao seu favor. Para te auxiliar nisso, a RS Café separou dicas de ouro que vão te ajudar a planejar seu 2019 e chegar ainda mais perto dos seus maiores sonhos. Veja abaixo:

Defina suas metas

Este, acredito, é o item mais fácil. Pegue um papel, uma caneta (não vale lápis, afinal, não podemos nos dar a chance de apagar algum item ao longo do ano por medo de não o atingir!) – e pense nos seus maiores objetivos para os próximos 365 dias. Para facilitar, você pode dividi-los em categorias, como saúde, vida social, espiritualidade, lazer, carreira e desenvolvimento pessoal.

Lista em mãos? Podemos ir para o próximo item.

Identifique o que te paralisa

Assim como falamos na nossa matéria especial sobre procrastinação, descobrir os fatores de bloqueio da sua criatividade e produtividade é um dos primeiros passos para alcançar resultados melhores. Afinal, ao nomear os obstáculos que te inibem, fica mais fácil criar formas de combate-los e seguir em frente.

Você, mais que ninguém, sabe o que te desvia dos seus objetivos – seja uma distração ou mesmo um ponto fraco. Assuma para si mesmo quais são eles e tenha em mente o que fazer para eliminá-los.

Divida as metas em pequenas metas

Já reparou que, quando você alcança um objetivo, tem vontade de conquistar outros mais? Essa é a chamada autoeficácia, que trata da convicção que uma pessoa tem de ser capaz de resolver um problema ou atingir uma meta específica. A melhor parte? É possível desenvolvê-la. As bases para isso foram criadas pelo psicólogo Albert Bandura, também criador da Teoria Cognitiva Social (TSC).

Segundo ele, o primeiro passo está na criação de uma consciência de que somos capazes de gerenciar nossos comportamentos e, com isso, ir em busca de experiências que favoreçam atingir nossos objetivos pessoais e profissionais.

Portanto, para facilitar todo o processo, é muito importante que você explore os seus objetivos em pequenas metas. Exemplo: se o seu objetivo é ganhar uma promoção no trabalho, você pode dedicar-se, diariamente, a estudar a sua área, tomar consciência dos seus diferenciais como profissional – e, claro, usá-los no dia a dia –, além de ser mais participativo em reuniões e sugestões de melhoria.

Tenha um parceiro de metas

É verdade que a única pessoa que pode escolher dar rumos diferentes para a sua vida é apenas você mesmo. Porém, alguns funcionam melhor quando colocados sob pressão. Se você é uma dessas pessoas, combine com alguém de confiança de se cobrarem mutualmente sobre as metas.

Vocês funcionarão como orientadores durante todo o ano, lembrando o outro de olhar para a lista sempre que possível e correr atrás do que é necessário para completá-la. É comum termos altos e baixos durante um ano, e essa pessoa te ajudará a lembrar o porquê de você ter escrito cada um daqueles itens.

Reveja-as sempre que possível

Um ano é feito, sobretudo, das coisas que não esperávamos que aconteceriam. Afinal, apesar de nos planejarmos, não sabemos o que está por vir. Portanto, para não se esquecer das suas metas com o passar dos meses e dos acontecimentos, tenha a sua lista em um lugar acessível e a consulte sempre que possível.

Dica extra

Para facilitar o andamentos das suas pequenas metas – que, como explicamos acima, vão te levar diretamente aos grandes objetivos – queremos te indicar um aplicativo incrível: o Goals on Track (disponível para Android e iOS). Assim como a RS Café, o app defende a ideia de que os sonhos são conquistados com pequenos passos diários. Por conta disso, ele te permite criar um plano completo com todas as suas metas e as submetas, ou seja, o passo a passo para você “chegar lá”.

A cada meta cumprida, ele muda a porcentagem e te deixa a par do quanto falta para finalizar o projeto. Além disso, você consegue ver os objetivos do ano anterior e quais projetos têm mais prioridade. Dessa forma, você tem um controle melhor para realmente fazer as coisas acontecerem.

Por fim, para acompanhar essa batalha diária – de muito foco e persistência – nada como uma xícara de café, certo? Afinal, a cafeína traz energia para os nossos dias, além de auxiliar no aumento da produtividade. Conheça nossas máquinas e insumos que podem ser seus parceiros nessa nova missão.

Fonte: Oficina de Psicologia, Fabricando Vencedores