A Acaia, empresa especializada na produção de balanças específicas para o preparo de café, lançou com ares de acessório para smartphone, em 2015 a Lunar, feita sob medida e utilizando tecnologia e precisão para baristas de todo o mundo. E, com o apoio de aplicativos para celular e tablet, transformam ainda mais a experiência para o profissional do grão.

Entre os diferenciais da Lunar está o fato dela se posicionar perfeitamente nas grades das máquinas de café em São Paulo. A balança monitora o peso, tempo de infusão e ritmo de preparo da bebida, além de outros dados. Feita de alumínio, é sensível às mudanças de peso a ponto de considerar a evaporação da água.

O produto já conta com aplicativos que auxiliam a monitorar cada detalhe da preparação da bebida ? como a granulometria, origem do grão e detalhes da infusão em diferentes gráficos. Ainda, a Acaia ao apresentar o app Brewbar deixou os baristas boquiabertos.

A proposta é garantir o monitoramento da infusão de múltiplos cafés em diferentes estações de preparo em uma cafeteria. De acordo com Jordan Han, desenvolvedor, o objetivo era permitir que mais de um barista conseguisse encontrar a perfeição a qualquer momento, no mesmo local.

No novo app será possível analisar a temperatura, tamanho e peso do grão, o nome do barista, qual método de preparo ele está usando e outras notas particulares. Tudo se transformará em um gráfico em tempo real, facilitando melhorias e a observação de falhas no processo.

É barista e se interessou pela proposta da Acaia? A balança Lunar já é uma realidade. Já o aplicativo Brewbar tem previsão de ser lançado ainda este ano, apenas para tablets iOS e Android.

 

Máquinas de Café em São Paulo